A ARTETERAPIA
É uma modalidade psicoterapêutica, em que se trabalha tanto no formato individual como em grupo, em que se oferece os recursos artísticos no processo criativo para a expressão dos sentimentos, memórias difíceis, conflitos, angústias, e desta forma, facilitar a fluência verbal das questões pessoais.
É importante destacar ainda que na terapia com os recursos da arte não se busca ou exige habilidade técnica em qualquer linguagem artística, não há julgamento estético, se feio ou bonito, tampouco se a pessoa praticou desenho ou pintura, ou qualquer outra atividade artística alguma vez em sua vida. Os recursos são utilizados de modo livre e sobretudo a serviço das imagens internas e os sentimentos e sensações correspondentes.
A prática arteterapêutica acontece em um espaço dedicado a poder transitar pelos percursos da CRIATIVIDADE e da TRANSFORMAÇÃO. Os materiais apresentados são estimulantes para o processo criativo de acordo com a linguagem utilizada, tais como: pintura em guache, aquarela, pastel seco ou oleoso, recorte e colagem com papéis, sucatas e "sobras-guardados" afetivos e outros elementos, o uso de fios e tecidos em composições, a escrita criativa e elaboração de histórias, o uso da fotografia, a modelagem em argila, o mosaico e ainda muitos outros.
O setting da arteterapia é constituído num espaço receptivo, que ofereça segurança e conforto, estando adequado para estimular a experimentação expressiva, acolhendo as inovações e a autenticidade apresentadas pelo indivíduo. Podemos considerar o ambiente arteterapapêutico como um espaço sagrado, no sentido de ser o local onde é possível abrigar as emoções e os conteúdos inconscientes deflagrados e seu trânsito, e apreciar ou resgatar as possibilidades de ampliação das potencialidades adormecidas da personalidade. É o território da inspiração, no sentido da "iluminação do espírito", e deve reunir as condições favoráveis para as transformações não somente da matéria (recursos artísticos), mas sobretudo psíquicas e da alma.
O Arteterapeuta é um profissional habilitado para atuar como apoio-facilitador junto ao cliente, que além de conhecer e se atualizar constantemente em várias linguagens e recursos artísticos, opera também como um agente estimulador da criatividade. Deve estar preparado para acompanhar a trajetória do processo expressivo, apoiando e acolhendo seu cliente no confronto com as imagens e os respectivos conteúdos psíquicos que emergem, estando atento a esta movimentação, dinâmicas e deslocamentos e a consequente produção de significados, ajudando o indivíduo neste percurso, com as possíveis elaborações, bem como, as novas perspectivas dos eventos internos e externos que possam se apresentar, vislumbrando a ampliação da consciência, o que visa a possibilidade de trilhar um caminho com vistas a maior integridade da psique.